Conteúdo Do Texto
Fraudes em Criptomoedas Deixam Americanos com Prejuízos Bilionários
Um recente relatório do FBI revelou um aumento alarmante nas perdas financeiras sofridas por americanos devido a fraudes envolvendo criptomoedas. Em 2023, os americanos perderam mais de 5,6 bilhões de dólares, representando um aumento de 45% em comparação com o ano anterior.
Esquemas de Investimento Dominam as Perdas
A maior parte das perdas, cerca de 3,96 bilhões de dólares, se deu por meio de fraudes de investimento. Criminosos utilizam aplicativos de relacionamento e redes sociais para se aproximar das vítimas, construindo uma relação de confiança por semanas ou meses antes de persuadi-las a investir em sites ou aplicativos falsos.
Vítimas Caem em Armadilhas Múltiplas
Algumas vítimas ainda são alvejadas por empresas fraudulentas que se propõem a ajudá-las a recuperar o dinheiro perdido. O FBI reforça que americanos de todas as idades podem ser alvos desses golpes e recomenda extrema cautela ao lidar com oportunidades de investimento apresentadas por pessoas desconhecidas.
A Criptomoeda como Ferramenta dos Criminosos
De acordo com o FBI, a natureza descentralizada das criptomoedas, a velocidade das transações irreversíveis e a capacidade de transferir valores globalmente fazem deste tipo de ativo um veículo atraente para criminosos. Isso dificulta consideravelmente a recuperação de fundos roubados.